Por meio de cuidados orientados e realizados por especialistas é possível retardar o envelhecimento e melhorar a auto-estima através de intervenções específicas e personalizadas à cada tipo de pele, cabelos e composição corporal. Entretanto é interessante analisar criticamente o padrão de beleza que a mídia impõe.

Os avanços da medicina estética e da cosmética no Brasil são estrondosos, estes recursos estão aí cada vez mais acessíveis e disponíveis à população.

Cada um pode e deve ser bonito e saudável com a idade que tem, independente da idade cronológica, mas sim com sua verdadeira idade biológica.

A ciência nos prova a cada dia que é possível atuar positivamente na idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida saudável, atividade física moderada, alimentação balanceada, vida social saudável, relacionamentos prazerosos e gratificantes.

De nada adianta uma lipo-escultura, uma plástica ou um tratamento estético corporal ou facial, sem a intervenção conjunta e muldisciplinar em cada área da vida que interfere na Saúde, na Estética e na Qualidade de Vida do Ser Humano: Saúde Física, Emocional, Espiritual, Social e Mental.

Cuidados com o pH da alimentação

Todos os alimentos que ingerimos, através do processo da digestão, são degradados em partículas (nutrientes) e através da corrente sanguínea são levadas para todas as células do corpo.

Os alimentos, depois de digeridos, podem dar origem a álcalis ou ácidos. O sangue tem pH que varia de 7,35 a 7,40. Faixa de pH que indica alcalinidade. É nessa faixa que ele mantém o equilíbrio para desenvolver bem sua função (transportar os nutrientes).

Qualquer mudança mais para a alcalinidade ou mais para a acidez afeta o metabolismo e o funcionamento de todo o organismo.

Conclui-se, portanto, que, se os alimentos consumidos contribuírem para manter o pH alcalino do sangue, este desempenhará perfeitamente suas funções (entregar nutrientes para todas as células), sem acarretar desequilíbrio no metabolismo. Em contrapartida, se os alimentos consumidos contribuírem para acidificar o sangue, haverá necessidade de adaptação para cumprir sua função. Essa adaptação, chamada de homeostase, exige maior gasto de energia pelo organismo, alteração do metabolismo e, conseqüentemente, gera estresse.

Para contribuir com a Saúde Estética, é recomendável utilizar pelo menos 70% de alimentos alcalinizantes e 30% de alimentos acidificantes.

Os alimentos alcalinizantes são ainda ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos com ação antioxidante, que combatem os radicais livres e previnem o câncer.

Alimentos acidificantes: Pão branco, carne, peixe, ovos, alimentos gordurosos, queijos amarelos, açúcar, churrascos, frituras, bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, doces, sorvetes, embutidos, enlatados.

Alimentos alcalinizantes: Vegetais em geral (frutas e verduras), leguminosas, frutas secas, oleaginosas (castanhas, nozes), leite e iogurte desnatados, queijos magros.

“As células da pele, assim como todas as células do corpo, recebem através da corrente sanguínea os nutrientes obtidos pela digestão dos alimentos, sendo assim apresentarão efeitos diferentes dependendo de o sangue estar com seu pH em equilíbrio ou não (mais ácido ou mais alcalino).”

Para manter uma pele saudável, retardar o envelhecimento, combater os radicais livres, prevenir o câncer, é importante que a alimentação seja balanceada, rica em vitaminas, minerais, proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis, fibras solúveis e insolúveis e água.

Os Amigos da Beleza

Vitamina A
Fontes: Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados
Ação: Antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.

Betacaroteno (precursor da Vitamina A)
Fontes: Abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, pêssego, tomate.
Ação: Funções idênticas às da Vitamina A.

Vitamina C
Fontes: Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate
Ação: Protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno.

Vitamina E
Fontes: Abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanha do pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais, repolho.
Ação: Antioxidante, protege a ação da Vitamina C

Magnésio
Fontes: Nozes, leguminosas, milho, cenoura e alimentos do mar
Ação: Melhora a troca entre as células, atua na formação de tecidos, participa da contração e relaxamento muscular

Selênio
Fontes: Grãos integrais, peixes, castanha do pará
Ação: Antioxidante, protege as células dos radicais livres, auxilia na firmeza dos tecidos.

Zinco
Fontes: Algas, ostras, leite e iogurte, carnes, grãos
Ação: Aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico

Licopeno
Fontes: Tomate, molho de tomate, suco de tomate, morango, goiaba, melancia
Ação: Antioxidante, atua na cicatrização de microcortes, previne câncer de próstata.

Omega 3
Fontes: Salmão, bacalhau, sardinha, atum, semente de linhaça
Ação: Melhora as reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos

Polifenóis
Fontes: Sementes de uva, ameixa, suco de uva
Ação: Combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneos

Receita anti-envelhecimento: Equilibre os ingredientes acima, junte doses de sono repousante e tranqüilo, uma pitada de meditação, uma pitada de atividades físicas moderadas, respiração completa e contato com a natureza à gosto. Deixe agir por alguns dias. Incorpore à rotina e só então sinta e viva o seu novo padrão de Beleza Global.

Essas orientações não substituem o acompanhamento personalizado do Médico e da Nutricionista

Créditos

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